logo NAAC

Um pouco mais sobre nosso parceiro NAAC

O Núcleo nasceu em 2009 a partir da iniciativa de estudantes e de um professor da UFSCar campi Sorocaba. A ideia floresceu como encontros dos participantes que sentiam a necessidade de se aprofundar nos estudos e práticas em agroecologia, eventos hoje que chamamos “Grupos de Estudos”.  A aprovação do edital 058 do CNPq em conjunto com o MDA em 2010, possibilitou a consolidação do grupo como um Núcleo de Agroecologia na UFSCar. Já em 2013, o núcleo aprovou um projeto junto ao edital nº 81/2013, para atuar na transição agroecológica na região Sorocabana através de ações ligadas à pesquisa, ensino e extensão. Paralelamente, outros editais (PET, PROEXT) têm sido de definitiva importância neste processo de construção.

O NAAC tem por missão : “Promover espaços de diálogos e vivências dentro e fora da academia incentivando as práticas agroecológicas economicamente viáveis no meio urbano e rural, sendo um facilitador para a organização de processos de mudanças individuais e coletivas, fortnaacalecendo os trabalhos em redes.”; e como visão: “Ser um coletivo de trabalho consolidado, inspirado pela agroecologia que alia o conhecimento tradicional e científico na busca de um novo paradigma de desenvolvimento socioambiental.”

Atualmente o núcleo vem ganhando forma, espaço e força de atuação. Conta com aproximadamente 20 bolsistas entre graduandos, mestrandos e doutorandos além da orientação do Professor Dr. Fernando Silveira Franco, que trabalham fortemente para a construção do conhecimento agroecológico junto à academia e para manter ações de articulação no âmbito regional, contribuindo com o fortalecimento da agricultura familiar agroecológica. A luta pelo espaço atravessou e atravessa desafios os quais devemos refletir e buscar superar. Talvez o principal desafio enfrentado pelo NAAC atualmente é a busca de recursos, que hoje se caracterizam pela descontinuidade e pelo baixo valor geral, gerando uma dependência dos editais e fragilizando o processo de consolidação das ações do núcleo.  Dentre as linhas de atuação do Núcleo, prioritariamente se inserem o apoio a transiç
ão agroecológica por meio de capacitações, cursos, oficinas e intercâmbios; a criação e incentivo às vias naac2alternativas de comercialização direta; a sensibilização, estudo e debate de temas relacionados a agroecologia na universidade; a pesquisa participativa e diálogo de saberes; e a formação técnica e prática em agroecologia. Trabalhamos com a articulação em rede junto aos agricultores e agricultoras da região sorocabana e outros parceiros locais. Acreditamos que desta forma estamos contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e respeitosa para com o meio ambiente.

Se quiser saber mais, escreva para:  naac.ufscar@gmail.com. Se preferir, visite nosso website: https://apetecaapua.wordpress.com, ou página do facebook: Apete-Caapuã Núcleo de Agroecologia.

Por Aline Roja Holmos, estudante do curso de bacharelado em Engenharia Florestal (UFSCar/ Sorocaba)

Aline Holmos • 14/07/2016