Diagnóstico Social, Econômico e Produtivo do Acampamento Rural Capão das Antas
Nossos parceiros do Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER/UFSCar) juntamente com o Observatório de Conflitos Rurais de SP, e a Central Sindical Popular (CSP-Conlutas), organizaram uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo sobre as características sociais, ambientais e econômicas do acampamento do Capão das Antas, localizado em São Carlos – SP.
O resultado foi a construção de um Diagnóstico, que apresentamos aqui, no qual é discutida a problemática da questão agrária na região de São Carlos, assim como as especificidades do acampamento e seus impactos econômicos, sociais e ambientais. O contexto em que este documento é produzido e publicizado é o de recrudescimento da luta pela terra na região, a exemplo de novas ocupações, seguidas de violência e repressão. Não bastasse isso, passamos, em termos nacionais, já a algum tempo, pela total paralisação das ações e políticas públicas em prol da reforma agrária.
Este documento, fruto de rigorosa pesquisa científica, nos permite apontar o potencial para a instalação de um projeto de desenvolvimento sustentável, com produção agroecológica e manejo e respeito ao meio ambiente.
O documento na íntegra está disponível na nossa Infoteca (link).