A UFSCar e a Agricultura Familiar
De que forma se pode nos dias atuais, apesar de uma economia de mercado globalizada, manter uma agricultura familiar e diversificada, uma agricultura que produz alimentos frescos e saudáveis e que ao mesmo tempo protege e cuida da natureza, da cultura e de suas paisagens?
Confira agora algumas iniciativas neste sentido que acontecem com o apoio de nossos parceiros!
Feira de Economia Solidária – UFSCar São Carlos
Uma das iniciativas dentro do campus São Carlos para o fortalecimento tanto da Agroecologia quanto da Economia Solidária é o projeto da Feira de Economia Solidária.
Ela reúne diversos empreendimentos que trabalham com a autogestão, cooperativismo, consumo solidário e a agroecologia todas às Quartas das 11:00 às 14:00 no Palquinho da área sul, possibilitando para além de um consumo e comercialização solidários, uma aproximação entre produtores e consumidores.
Além dos diversos produtos de artesanato, limpeza e alimentação, a feira conta com a presença de alimentos orgânicos cultivados no Assentamento Santa Helena, brechó, sebos e ainda com diversas atividades culturais que mensalmente se organizam para o enriquecimento do espaço.
Os empreendimentos solidários que comercializam e participam da organização da feira são, atualmente, a Associação Maria & Fuxicos, o LimpSol, a Associação Veracidade, o Sabão Recicla, a Ecovila Tibá, a Magia do Artesanato, o Recriart e o Assentamento Santa Helena. Além dos empreendimentos, também participam da organização e do planejamento da feira o NuMI-EcoSol; o NuPER e contamos com o apoio do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFSCar e da Rádio UFSCar. Faça sua feira aqui!
Para mais informações, acesse: https://www.facebook.com/feiraecosolidariasaocarlos/?fref=photo.
Feira Agroecológica da UFSCar Sorocaba
Iniciada no segundo semestre de 2014, a feira de transição agroecológica acontece semanalmente na UFSCar do campus de Sorocaba e estabelece uma parceria entre o NAAC e agricultores familiares da região criando um espaço de oportunidade de comércio e renda para estes, além de proporcionar à comunidade acadêmica e do entorno alimentos livres de agrotóxicos garantindo uma alimentação saudável. Dentre os principais atores da feira, encontram-se presentes agricultores de assentamentos da reforma agrária da região com a comercialização de verduras e frutas e em algumas edições, há a comercialização de artesanato e produtos medicinais produzidos pelo grupo de mulheres do Quilombo Cafundó e do Assentamento de Itapeva, respectivamente. Além disso, há o apoio ao Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba (GARFOS) que organiza a Feira Orgânica em Sorocaba, que é focada na disseminação dos conhecimentos e das práticas de produção orgânica e de base agroecológica da região.
A feira favorece o fortalecimento da nossa comunidade, resgatando o contato com a agricultura natural e sustentável, bem como incentivando e ampliando a visão dos consumidores sobre a conservação do meio ambiente e de sua própria saúde. Venha participar!
Mais informações: https://www.facebook.com/Feiraagroecologicadaufscar/?fref=ts
Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) – Araras
O CSA é um modelo de um trabalho conjunto entre produtores de alimentos orgânicos e consumidores: um grupo fixo de consumidores se compromete por um ano (em geral) a cobrir o orçamento anual da produção agrícola. Em contrapartida os consumidores recebem os alimentos produzidos pelo sitio ou fazenda sem outros custos adicionais. Desta forma o produtor, sem a pressão do mercado e do preço, pode se dedicar de forma livre a sua produção. E os consumidores recebem produtos de qualidade, sabendo quem os produz e aonde são produzidos.
Acreditamos na transição de uma cultura do preço para uma cultura do apreço e é por isso que nós, do grupo Pés Vermelhos de Agroecologia, apoiamos e participamos esta iniciativa em Araras.
Seja você também um Co-Agricultor!
Saiba mais no site do CSA Brasil (http://csabrasil.org/) e na página do CSA de Araras no Facebook (CSA – Araras e CSA Brasil)