Debate sobre a extinção do MDA

No dia 8 de julho, o auditório da UFSCar campus Sorocaba recebeu membros da comunidade acadêmica e participantes de diversos coletivos para o debate “O fim das políticas públicas de segurança alimentar e agroecologia: extinção do MDA e suas consequências”, um dos primeiros atos que Michel Temer teve ao assumir de maneira golpista a posição de presidente interino. A discussão contou com a presença na mesa do Delwek Matheus (MST) Sheyla Saori (SOF), Beatriz Stamato (Giramundo), Pedro Kawamura (Terra Viva), Fernando Silveira Franco (NAAC).

O Debate fez parte das atividades de paralisação da universidade Contra o Golpe, em uma semana de debates sobre a situação política do país com o governo golpista (para mais detalhes, confira a edição especial do boletim no mês de julho).

Durante todo o evento de paralisação, a Universidade teve queda de energia e neste caso não foi diferente. Em certo momento, a falta de luz atingiu o auditório, mas a palestra seguiu com o apoio dos participantes que iluminaram o auditório com celulares ou lanternas. Ironicamente, o sentimento que pairava era justamente esta escuridão sobre o futuro das políticas agrárias com a fim do ministério. Mas, assim como aquele auditório se iluminou com o brilho de cada participante que alí se mobilizava, esta luta ganha força quando é feita de forma coletiva.

Alalineine Roja Holmos,

bacharel em Engenharia Florestal e membro do NAAC