amostra de solo

Oficina de Cromatografia de Pfeiffer

A oficina Cromatografia de Pfeiffer ocorreu dia 8 de dezembro de 2015 na UFSCar, campus Sorocaba, no Laboratório de Fertilidade do Solo. O objetivo era que o Núcleo de Agroecologia Apêtê Caapuã (NAAC) conhecesse melhor a técnica e a praticasse para futuros trabalhos que conectassem a universidade com os grupos rurais parceiros. Para isso, Glaucia Marques, engenheira agrônoma pela Unesp, campus Botucatu, compartilhou suas experiências e ensinou o grupo como obter os cromatogramas, capaz de informar qualitativamente sobre a saúde dos solos através das zonas que este apresenta (detalhadas no livro Cromatografía: imagenes de vida y destrucción del suelo, de Jairo Restrepo Rivera e Sebastião Pinheiro). A oficina também foi importante para demonstrar como os diferentes usos e coberturas do solo são representados pelos cromatogramas. Aproximadamente 20 pessoas participaram.

amostra de solo

Legenda: A) Sistema agroflorestal. B) Areia. C) Solo exposto. D) Pastagem. E) Fragmentolinear. F) Fladen. Amostras de solo foram coletadas na UFSCar, campus Sorocaba.

Josiane siqueira

Por Josiane Siqueira, estudante do curso de Engenharia Florestal – UFSCar/Sorocaba

Michel Barbara • 08/12/2015