Cesta naac

Finalização do programa da Cesta Apetê

O  projeto  piloto  Cesta   Apetê  surgiu  com  a  intenção  de  diversificar  as formas  de comercialização de produtos agroecológicos da agricultura familiar. Assim, os agricultores que já  comercializam   na   Feira   Agroecológica   da   Agricultura   Familiar   na   UFSCar–  Sorocaba poderiam atender diferentes públicos consumidores dentro da universidade. O projeto  Cesta Apetê  aconteceu no mês de dezembro de 2015, com a participação de seis feirantes e treze consumidores integrantes do Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã (NAAC), em que cestas semanais com o valor mínimo de R$ 20,00 eram encomendadas e entregues no dia da feira. Na última semana de dezembro, oito professores da UFSCar e convidados também aderiram ao projeto.

Cesta naac

A Cesta Apetê foi positivamente avaliada pelos feirantes e consumidores e apresentou um   aumento   da   comercialização dentro da universidade, com nenhuma desistência de participação dos consumidores e com satisfação em relação aos produtos oferecidos. O núcleo percebeu a importância do projeto para fortalecer a consolidação da comercialização e consumo de produtos agroecológicos na UFSCar– Sorocaba, com isso, pretende continuar a promover e aprimorar o programa em 2016.

Tainara

Por Tainara Proença Nunes mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural – PPGADR/UFSCar/Araras.

Michel Barbara • 10/12/2015