“Sistematização de experiências”: construção e socialização de conhecimentos

“Sistematização de experiências”

“Sistematização de experiências”: construção e socialização de conhecimentos – o protagonismo dos Núcleos e Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia das universidades públicas brasileiras – Sete Lagoas – MG

Durante os dias 27, 28 e 29 de julho nós, da Rede UFSCar Agroecológica, participamos do ‘Seminário Regional de Sistematização de Experiências dos Núcleos de Agroecologia (NEA’s) da Região Sudeste’ no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais. O encontro contou com a participação de mais de 100 pessoas, representando os diversos NEA’s dos estados do Sudeste (ES, RJ, SP e MG) e também do projeto ‘Comboio Agroecológico’ – responsável pela articulação entre os núcleos e pela realização das caravanas agroecológicas que ocorreram em todos estes estados.

O seminário teve como objetivo principal avaliar o projeto do ‘Comboio Agroecológico’ e analisar as práticas de construção do conhecimento agroecológico dos NEA’s e Redes de Núcleos (R-NEAs) de Estudos em Agroecologia vinculados à Chamada MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq Nº 81/2013, por meio da sistematização participativa de suas experiências, além da formação em Agroecologia, da articulação de instituições e pessoas vinculadas a processos de construção de conhecimento agroecológico e de comunicação.

Em tempos de golpe, onde o conservadorismo e as forças do agronegócio se impõe quanto uma ameaça a continuidade destes projetos, o desafio foi extrair lições que apontem à proposição e reformulação de estratégias para continuidade das atividades dos núcleos e redes de agroecologia. Além de buscar aprimoramentos em relação as políticas públicas vinculadas à construção do conhecimento agroecológico, contribuir para o aperfeiçoamento das chamadas públicas de Agroecologia e para o aprimoramento e ampliação da Agroecologia.

Foram 3 dias bem produtivos, onde pudemos fortalecer os laços dessa grande rede Agroecológica e apontar estratégias para o futuro. Seguimos na luta!

PaMichel Paes Barbarára , aluno do quarto ano de Ciências Sociais do Campus São Carlos e bolsista da Rede UFSCar Agroecológica, participar do seminário de sistematizações dos NEA’s em Sete Lagoas foi uma experiência “construtiva e  motivadora. Apesar de não ter participado das atividades que deram origem ao encontro, pude estar presente na construção da linha do tempo, onde a multiplicidade de perspectivas dos envolvidos no processo tornou visível a trajetória dos núcleos nos projetos. Agricultores, estudantes e professores partilhando o mesmo espaço durante todo o dia, trocando ideias e trabalhando juntos. A experiência que cada um trazia se materializava na linha do tempo como uma realização coletiva, frutos colhidos pelo trabalho de todos num objetivo comum.

Percebi a importância do trabalho junto à Rede e ao NuPER e sua contribuição nessa construção coletiva, fortalecendo a agroecologia. Espero continuar participando e contribuindo nessa luta! ”.

Por12190094_10154181504524179_6664885065400121448_n

Marcelo Gomes Barroca Xavier

Estudante de Agroecologia da UFSCar campus Araras

Flávia Sanches • 20/09/2016


Previous Post

Next Post