Pesquisa e extensão agroecológica

Em parceria com o Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã (NAAC) e através do projeto PET, pude realizar meu o trabalho de conclusão de curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, o qual foi apresentado no dia 23 de junho de 2016.

A pesquisa tem como título “A percepção de consumidores de feiras orgânicas em relação meio ambiente, saúde e agroecologia: três estudos de casos em São Paulo e Sorocaba” e teve como objetivo identificar quais as preocupações e noções que os consumidores tem sobre estes três aspectos quando decidem consumir alimentos livres de agrotóxicos em feiras orgânicas.

As entrevistas foram realizadas em três feiras, sendo que uma delas é a Feira Agroecológica na UFSCar, que acontece no campus de Sorocaba em parceria com o NAAC e que mostra como é importante a oportunidade para alunos, professores e funcionários de se ter contato com os agricultores e seus produtos, trazendo uma nova visão e conhecimento.

As outras feiras escolhidas foram a Feira do Produtor Orgânico (Parque da Água Branca), Feira do Bom Preço do Agricultor Orgânico (Jabaquara), ambas em São Paulo. A iniciativa dessa pesquisa foi observar como e o quanto as pessoas percebem o movimento da Agroecologia e a luta contra os agrotóxicos e como isto está associado à saúde humana e à conservação do meio ambiente.

 

A partir dessa pesquisa e com os aprendizados adquiridos nas participações e atuações do NAAC, notei como são importantes as iniciativas agroecológicas para alertar e conscientizar as pessoas, as quais estão percebendo os malefícios do agronegócio e das grandes indústrias alimentícias para a própria saúde, para o meio ambiente e aos agricultores familiares, o que as fazem se unir e fortalecer o movimento.

Por

Paola Verssuti Peixoto
Paola Verssuti Peixoto

Bacharel em Ciências Biológicas e membro do NAAC, UFSCar campus Sorocaba

Flávia Sanches • 15/09/2016


Previous Post

Next Post