araras

I Semana de Agroecologia do CCA

Durante os dias 18, 19, 20 e 21 de maio, realizou-se em Araras a I Semana de Agroecologia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (CCA/UFSCar), organizada pelo Centro Acadêmico Ana Maria Primavesi (CAAMP), com apoio da Articulação Paulista de Agroecologia (APA). O encontro reuniu cerca de 120 pessoas, sendo estudantes, professores, pesquisadores e agricultores, em torno do tema “Princípios, perspectivas e desafios para o ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia”. Um marco histórico para o bacharelado em Agroecologia da UFSCar frente aos desafios para construir esta nova ciência – principalmente por estar situado em um dos maiores centros de pesquisa do agronegócio canavieiro do Brasil.
O evento culminou em uma carta política que estará em anexo neste boletim onde, dentre outras coisas, afirmou:“Devemos entender que, assim como na ciência, a educação não é neutra. Ela deve ser uma ferramenta transformadora da realidade, criticamente pensada. É necessário ir além de técnicas e incorporar uma visão sistêmica socioambiental, buscando a autonomia dos sujeitos envolvidos no processo e a transformação da realidade agrícola e agrária brasileira.”.
Os desafios e potencialidades estão postos e o curso de agroecologia pouco a pouco vai se construindo. Há de se cultivar com muito carinho o solo que acolhe esta semente.

Aline Holmos • 22/05/2015