mst

Homenagem ao Abril vermelho ganha evento com calendário unificado nos 4 campi da UFSCar

O evento “Abril Vermelho”, que vem sendo realizado há cinco anos pelo Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã (NAAC) na UFSCar – Campus de Sorocaba, este ano ganhou destaque sendo expandido para os Campus de São Carlos, Araras e Lagoa do Sino.

O evento trata de atividades desenvolvidas ao longo do mês de abril que solenizam o massacre de Eldorado dos Carajás – PA, ocorrido em 17 de abril de 1996. A data tornou-se um marco histórico da luta dos movimentos sociais do campo pela Reforma Agrária em nosso país. No confronto de Eldorado, dezenove trabalhadores rurais sem terra perderam suas vidas e dezenas de outros foram feridos.

sorocaba

Sorocaba

No Campus de Sorocaba, foram desenvolvidas sete atividades: Feira de transição Agroecológica, Exposição “Orgulho de ser assentado. Reforma Agrária em Movimento!”, mesa redonda com o tema “Criminalização dos Movimentos Sociais”, apresentação do Núcleo Apetê Caapuã e Documentário “O Massacre de Eldorado dos Carajás”, grupo de Estudos de tema “Agroecologia e Conflitos no Campo”, palestra: “Problemas no Desenvolvimento de Eucaliptos Transgênicos” e roda de conversa com tema “Os impactos da monocultura: do social ao ambiental”. O evento atingiu principalmente estudantes do campus, incluindo participantes do PRONERA que acontecia paralelamente à data do evento, e contou com a contribuição de agricultores e agricultoras da região.

São Carlos

No campus São Carlos da UFSCar, a programação tem a parceria da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), Departamento de Ciências Sociais, Departamento de Educação, Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo (GEPEC), Embrapa, Departamentos de Ciências Sociais e de Educação da UFSCar, e Núcleo de Estudos Trabalho, Sociedade e Comunidade (NUESTRA) dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Sociologia da Usão carlosFSCar além da Rede Multi-campi UFSCar Agroecológica.

Ocorreram mesas redondas e seminários, que contaram com a presença e ativa participação de estudantes, agricultoras e agricultores e outros interessados da comunidade local

O evento como um todo foi marcado pela interdisciplinaridade nas discussões e salas sempre lotadas. Nos diversos espaços foram abordados temas como a Violência no Campo, o papel dos movimentos sociais, a Agroecologia, Políticas Públicas, Assentamentos Rurais, Maio Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Lagoa do Sino

No âmbito das atiidades relacionadas ao Abril Vermelho, no campus de Laglagoa do sinooa do Sino ocorreu o seminário “Movimentos Sociais e a Questão Agrária no Território do Sudoeste Paulista”  no dia 28/04/2015 e teve como objetivo fomentar as discussões e reflexões sobre a temática da questão agrária e dos movimentos sociais em nosso Território e promover a troca de saberes empíricos e acadêmicos entre debatedores e membros presentes.

Estiveram presentes no evento, além dos estudantes e professores do 1º e 2º ano do curso de Engenharia Agronômica, os palestrantes Delwek Matheus (Coordenador Nacional do MST) e Marco Antônio Augusto Pimentel (Presidente FAF/CUT-SP) e o mediador Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho (UFSCAR – Campus São Carlos).

Aline Holmos • 30/04/2015