Grupo de Estudos: Agricultura Familiar no Entorno de Unidades de Conservação

No dia 31 de maio de 2016 ocorreu o segundo grupo de estudos realizado pelo Núcleo de Agroecologia Apêtê Caapuã (NAAC) do semestre. O primeiro havia sido os debates sobre Reforma Agrária como lembrança ao Massacre de Eldorado dos Carajás/PA.

O NAAC sempre entendeu que os conflitos no campo devem ser discutidos dentro da Universidade, por isso, em parceria com o Núcleo de Estudos de Áreas Protegidas para Sustentabilidade (NEAPS) e apoiados pelo Centro Acadêmico da Engenharia Florestal, realizou o debate sobre Agricultura Familiar no Entorno de Unidades de Conservação.

A introdução foi dada pela aluna de Biologia, Aline Damasceno, que é integrante do NEAPS, seguida pelas experiências em pesquisa no Mato Grosso e em São Paulo da doutoranda Suzana Marques, integrante do NAAC. Ainda tivemos a participação de uma agricultora que vive os conflitos gerados pela criação de uma Unidade de Conservação (UC), em São Paulo. As falas foram ricas e mostraram que cada UC é diferente, não apenas pela categoria, mas pelo conflito que pode gerar, e como as retratações da questão em artigos científicos ou sites governamentais e por pessoas que vivem dentro ou no entorno dessas UC’s são divergentes.

Josi SiqueiraJosi Siqueira

Estudante de Engenharia Florestal e membro do NAAC, UFSCar campus Sorocaba