CBA

Um pouquinho sobre o que aconteceu no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia.

Este ano o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) chegou a sua 9ª edição e foi realizado em território amazônico na cidade de Belém do Pará. Mais de 3500 pessoas se reuniram em torno do tema "Diversidade e Soberania na construção do Bem Viver" entre os dias 28 de setembro e 01° de outubro. O congresso contou com a participação dos mais diversos atores que hoje constroem a Agroecologia – representantes dos povos indígenas, dos movimentos sociais do campo, comunidades tradicionais, instituições de pesquisa, universidades, grupos de Agroecologia, representantes do governo e profissionais das mais diversas áreas.

A participação da UFSCar no congresso foi expressiva, contando com mais de 10 trabalhos apresentados, participação em mesas redondas e nas diversas articulações políticas para o fortalecimento da Agroecologia. Além disso, estudantes do bacharelado em agroecologia da UFSCar de Araras participaram de reuniões referentes a articulação nacional dos estudantes de Agroecologia, debatendo um primeiro encontro desta categoria e a inserção profissional do agroecólogo no mercado de trabalho – tema delicado e que deve ser debatido com maturidade, sem egoísmos, pois a Agroecologia é muito mais do que um curso ou uma profissão.

Como pontos altos do congresso, destacamos a presença de lideranças indígenas denunciando o massacre que seus povos vem sofrendo nas mais diferentes regiões do país como reflexo do modelo de desenvolvimento adotado pelo estado brasileiro; destacamos também a importante articulação política junto ao governo para a elaboração e o aprimoramento da segunda etapa do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO), uma grande conquista do movimento agroecológico.

A 10ª edição do CBA será realizada em Brasília em 2017, enquanto isso é tempo de arregaçar as mangas e construir no dia a dia a Agroecologia que queremos.

Por Marcelo Gomes Barroca Xavier, estudante do curso de Bacharelado em Agroecologia (UFSCar/Araras)

Aline Holmos • 01/10/2015